OS DISFARCES (Fonte: Sindiconet)
1) O “Conhecido” É o disfarce mais utilizado; Aproveita-se da entrada de uma pessoa no prédio para “pegar uma carona” no portão aberto dos pedestres • Para não despertar suspeitas, diz alguma coisa para a pessoa que está entrando, parecendo ao porteiro que ambos se conhecem; Identifica-se morador com biotipo similar e utiliza-se as mesmas roupas aparentando ser o morador, chegando com carrinho, sacolas ou mala grande.
Como evitar: Vale a atenção do porteiro. Se ficar na dúvida se conhece ou não a pessoa que entrou, deve abordá-la e perguntar para que unidade se dirige; Não deixar que dois visitantes distintos entrem simultaneamente, o ideal é usar catraca ou outro meio para passagem individual dos moradores. Quem tem porta automática, deve evitar deixar o mesmo travado em posição aberto; Evitar liberar entrada de morador sem passar pelo controle biométrico ou outro sistema de identificação pessoal.
2) Carro clonado do morador – Usam carro com as mesmas características de um morador para entrar no condomínio. Embicam o carro e, por conhecer o carro, o porteiro abre a garagem
Como evitar: Só abrir se o morador sair do carro ou mostrar o rosto e se identificar. Ideal é ter câmeras que focalizem o rosto do motorista ao chegar.
3) Funcionário de concessionárias, dos Correios, telefonia e de serviços públicos – Alegam ter de fazer reparos dentro de algumas unidades, ou no caso do carteiro, ter de entregar em mãos a correspondência.
Como evitar: Pedir crachá com foto; Caso o morador não esteja, ligar na empresa para conferir se aquela pessoa realmente é funcionário
4) Oficial de justiça ou advogado – Procuram forçar a entrada no condomínio sem se identificar, ou apresentando documentos e identidades falsos
Como evitar: Orientar o porteiro para não mudar os procedimentos de segurança de acordo com a aparente autoridade de quem quer que seja. Só permitir a entrada se o morador autorizar.
5) “Autorizado pelo telefone” – Alguém, se passando por morador, autoriza a entrada de um terceiro pelo telefone
Como evitar: O porteiro deve ter uma relação com os telefones de todos os moradores. Só após falar com o morador pelo contato da portaria deve-se liberar.
6) Falso policial – Homens chegam trajados com roupas da polícia e exigem entrar no condomínio, às vezes com carros adesivados que imitam os da polícia
Como evitar: Não deixar ninguém entrar sem ser autorizado, mesmo que seja policial. A polícia não pode invadir o condomínio sem um mandato de busca e apreensão, por exemplo
7) Falsa grávida – Mulher se passando por grávida finge estar passando mal. Companheiro pede para usar o telefone da portaria para ligar para médico
Como evitar: O porteiro pode ligar ele mesmo para uma ambulância, caso veja que o caso é grave. Mas não deve sair da portaria e nem deixar ninguém entrar no condomínio
8) Mulher bonita e vestida de maneira provocante – Mulher chega de noite, geralmente para visitar um morador solteiro. Pede para não ser anunciada pois “ela é a surpresa”
Como evitar: O porteiro deve ser extremamente cauteloso e não deixar ninguém entrar
9) Corretor de imóveis – Bem vestido, em geral num grupo de dois ou três, apresenta-se como corretor de imóveis e diz que vai visitar determinado apartamento
Como evitar: Confirmar se proprietário requisitou a presença do corretor. Se não, não permitir a entrada, mesmo que o inquilino permita; Alertar porteiros para não deixar desconhecidos entrarem, mesmo que estejam “bem vestidos”.
10) Agente de fiscalização da dengue – Geralmente dois ou três homens com coletes e uma maleta de plástico; Dizem que são funcionários da prefeitura ou terceirizados
Como evitar: Pedir documentos e crachás com fotos. Porteiro deve ligar para a prefeitura –e não para número que constar no crachá
11) Menino assaltado – Menino pede para usar o telefone para ligar para o pai
Como evitar: Porteiro pode ligar ele mesmo para o pai da criança, de dentro da portaria. Não deve, porém, dar o telefone para o menino e nem deixá-lo entrar no condomínio
12) Entregador de encomendas (pizza, flores, cestas de café da manhã e outros) – De dois modos:
a. diz que vai subir em determinada unidade para entregar; b. Chama o condômino ou um empregado seu para receber, e o rende assim que a porta é aberta
Como evitar: Não permitir a subida de entregadores às unidades, em nenhuma hipótese; Antes de abrir o portão para receber a encomenda, o porteiro deve confirmar se o respectivo condômino a aguarda; No caso de flores e presentes surpresa, o melhor é que o próprio porteiro receba; O ideal é instalar um “passador” de encomendas, para não abrir o portão nestes casos
13) O “bem-vestido” – Homem de terno entra a pé pela entrada de pedestres ou pela garagem, quando um morador chega a pé ou com seu carro; O porteiro não desconfia de nada porque o homem está bem-vestido; Logo em seguida morador é rendido pelo invasor, que obriga o porteiro a abrir o portão para seus comparsas
Como evitar: Orientar o porteiro para não mudar os procedimentos de segurança de acordo com as vestimentas das pessoas ou aparência de status social
14) De carro – Embicam o carro na garagem e buzinam; Como “passageiros” de veículos de entrega que entram na garagem
Como evitar: O porteiro deve ser extremamente rigoroso na identificação do carro e do motorista. Jamais abrir o portão para veículos que não se identificam